SEMA certifica 25 educadores ambientais em Paramoti

3 de dezembro de 2018 - 08:50

Com a realização da segunda etapa do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, 25 pessoas, entre professores da rede pública municipal de educação, estudantes universitários, e técnicos do governo local de Paramoti, foram certificados como educadores ambientais. O curso foi ministrado dia 29 de novembro, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, pela técnica Jovelina Silva, da Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

De acordo com a técnica Jovelina, “o curso com carga horária de 60 horas, sendo 30 horas presenciais e 30 semipresenciais, tem como objetivo principal, capacitar agentes multiplicadores quanto à proteção ambiental, tornando-os capazes de disseminar a educação ambiental nas suas diversas áreas de atuação”.

Na oportunidade, os cursistas apresentaram os resultados de dois projetos executados no município, e voltados para uma contribuição na gestão de resíduos sólidos, local. O primeiro, intitulado “Coleta Seletiva”, foi realizado através de coleta de material reciclável e palestras educativas nas escolas; o segundo – “Educação Ambiental nas Escolas” – replicou parte do conteúdo com a apresentação de palestras e realizou gincana nas escolas e comunidade, recolhendo materiais recicláveis. “A proposta foi fortalecer o Ecoponto existente no município, resultado de parceria do mesmo com com a distribuidora de energia ENEL que implantou em Paramoti, o Projeto Ecoenel”, explicou Jovelina.

“Na primeira etapa da capacitação foram abordados os seguintes temas, todos pertinentes à educação ambiental: Sistemas de Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Unidades de Conservação, Agrotóxicos, Oficina de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, Agroecologia, além, da discussão dos Planos de Ação, que foram executados pelos cursistas.”