Proteção Animal é tema de reunião entre SEMA e representantes do movimento ambiental

19 de agosto de 2021 - 16:48

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, se reuniu com o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) e a bióloga Eliziane Holanda, porta-vozes do movimento “Pró-Silvestre”, na manhã de hoje (19). Na pauta, políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e a preocupação com a gestão silvestres em situação de risco. Também participaram o comandante do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), tenente coronel Isaac Rodrigues; o chefe da segurança das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, tenente coronel Mota; o gestor do Parque Estadual do Cocó, Paulo Lira e a técnica Thaís Tavares, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani), da SEMA.

Na oportunidade, o Secretário fez um breve relato do que vem sendo executado pela SEMA para a proteção e bem-estar animal. Informou que o Projeto de Lei que institui a política estadual de proteção animal, será muito em breve encaminhado pelo governador Camilo Santana à Assembleia Legislativa. “Foi mais de um ano discutindo os 73 artigos elaborados com a participação de muitos atores,”, disse. “Esse ano ainda vamos fazer um seminário para tratar do Plano Estadual para definir o papel do município e do estado nesse processo”, explicou. Também destacou as tratativas entre Semace e IBAMA para reabertura do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). “Estão finalizando o convênio para o Cetas Fortaleza e para o novo do Crato”, encerrou.

Em seguida, Gabriel apresentou a proposta do grupo de voluntários sobre o atendimento aos animais silvestres em situação de risco. Ressaltou que a situação de vulnerabilidade dos animais silvestres em nosso estado é muito grande e propôs que especialistas em proteção animal, de forma voluntária, solucionem parte do problema, através do programa Agente Voluntário Ambiental (AVA).