Para Artur Bruno, o Estado “deve ter papel mais amplo na condução da política de defesa e proteção animal”

22 de junho de 2021 - 20:55

O #JunhoAmbiental2021, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), não poderia deixar fora da programação, a temática que trata da proteção e defesa animal. Nesta terça-feira (22), três especialistas discutiram o assunto durante a live “Desenvolvimento de Políticas Públicas de Proteção Animal no Ceará “.  Os convidados, a gerente de Bem-Estar Animal de Sobral, Géssica Trindade, o Secretário de Defesa Animal de Fortaleza, Marcel Girão, foram recebidos pela Coordenadora de Proteção e Defesa Animal (Coani), da SEMA, a veterinária, Thais Tavares.

O titular da SEMA, Artur Bruno, que também participou do encontro disse que a coordenadoria do Estado tem muito o que aprender com as experiências de Sobral   e de Fortaleza, pois a Coani ainda é muito recente. “Conversar com vocês vai nos ajudar a definir o nosso papel”, disse. “Eu acredito que o Estado deve ter um papel mais amplo e pode pensar a questão regionalmente e que precisamos definir qual o papel do município e qual o papel do Estado”, completou.

Para a coordenadora da Coani/SEMA, quando nos referimos à política de proteção animal, devemos nos basear sempre, em quatro pilares que sustentam uma boa política de proteção animal: legislação estruturada, fiscalização que funcione e atenda as demandas de maus tratos, promoção da saúde animal e a educação. “Os animais são seres inseridos na nossa sociedade, portanto, com direitos que precisam ser atendidos”, afirmou. Ela destacou que a Coani foi criada em 2019, no âmbito da SEMA.