Semana Estadual de Proteção Animal começa com inauguração do Cantinho dos Cães no Adahil Barreto

4 de outubro de 2020 - 12:48

Neste domingo, Dia Mundial dos Animais, uma solenidade marcou a abertura da Semana Estadual de Proteção Animal (SEPA) 2020, promovida pelo Governo do Estado do Ceará e realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani), com apoio da Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas). “Hoje, Dia de São Francisco, padroeiro dos animais, estamos convidando a sociedade para celebrar a vida animal em todas as suas formas. Temos vários desafios nesta área, como, por exemplo, a criação de abrigos públicos para animais. No tocante à fauna silvestre, a Semace já propôs ao Ibama assumir o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), e queremos construir um no Cariri”, explicou o titular da SEMA, Artur Bruno, enquanto realizava a inauguração do Cantinho dos Cães, na área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó.
A reitora da Uece, Josete Sales, reforçou a importância da parceria entre academia e sociedade. Já o deputado estadual Acrísio Sena (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, adiantou que quer incentivar a criação de coordenadorias de proteção animal nos municípios com mais de 50 mil habitantes. Também presentes à solenidade a advogada Geórgia Carioca, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB; a Inspetora Eliziane Holanda, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente; o tenente Israel, do Batalhão de Política Militar Ambiental, além da Thaís Câmara, do Coani, e Ulisses Rolim, da Coeas.

A SEPA 2020 acontece no período de 4 a 10 de outubro e traz como tema central, a “Fauna Silvestre do Ceará”. O objetivo é conscientizar a sociedade cearense sobre a importância de proteger os animais silvestres e domésticos e ampliar a discussão sobre o tema, e em especial, discutir a questão das espécies da fauna cearense, ameaçadas ou em perigo de extinção, e as estratégias de conservação das mesmas.

O professor Marcelo Socares, cientista-chefe da SEMA e da SEMACE, explicou a metodologia de construção do “Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Ceará”, uma lista dos animais ameaçados de extinção, mapeando as principais áreas no Estado, cujo georreferenciamento será disponibilizado à sociedade. O projeto do livro será conduzido pelo professor Hugo Fernandes, da UECE.
Será uma semana recheada de atividades. A maioria delas, por meio de plataformas digitais. Confira!

Acesse: Programação