SEMA apresenta resultados do Projeto Gruta Casa da Pedra

6 de dezembro de 2019 - 15:03

Os resultados do Projeto Proteção e Conservação da Gruta Casa de Pedra foram apresentados pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), no último dia 2 de dezembro, em solenidades ocorridas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Madalena e na Câmara Municipal, em Itatira. O evento foi marcado pelo lançamento do livro Gruta Casa de Pedra. “Uma joia rara sobre o Sertão cearense com 10 capítulos e 143 páginas, disse, Andrea Moreira, orientadora da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib/SEMA).

Na ocasião, além de Andrea Moreira, também representaram a SEMA, o orientador de célula da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), Sérgio Mota, e o técnico da Cedib, Renan Guerra. Juntos, eles apresentaram o histórico do projeto, objetivos e detalhes sobre os estudos técnicos realizados para subsidiar a criação do Monumento Natural da Gruta Casa de Pedra e a capacitação de agentes multiplicadores ambientais envolvidos.

Aprovado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) o Projeto “Proteção e Conservação da Gruta Casa de Pedra”, visa a promoção, proteção e conservação ambiental da área da gruta Casa de Pedra, localizada nos municípios de Madalena e Itatira, e que vinha sofrendo significativa degradação ambiental devido às ações antrópicas no local.

Compareceram à solenidade, em representação ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a promotora Maria Jacqueline Faustino, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace), e o promotor Cláudio Chaves Arruda, da comarca de Madalena.

Também presentes, a prefeita do município de Madalena, Sônia de Oliveira Costa; o presidente do assentamento de Umarizeira, Sr. Regilson Sousa; o servidor do setor de Meio Ambiente do Incra, Odilo Luna e os secretários de Meio Ambiente, Educação, Finanças dos municípios, entre outros. A Sra. Célia Maria Leite, do CCAPBrasil, inspiradora do Projeto Proteção e Conservação da Gruta Casa de Pedra participou das solenidades nos dois municípios.

Sobre o projeto

O Projeto Proteção e Conservação da Gruta Casa de Pedra foi selecionado por meio do edital de chamamento público do Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará – CEG/FDID n°03/2015, tendo como proponente a SEMA, sob o gerenciamento da Cedib, uma das células que compõem a Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da SEMA.

O projeto iniciado no ano de 2016 foi concluído em junho último e seguiu o seguinte roteiro para a sua execução:

– formação de 66 agentes multiplicadores em educação ambiental em dois cursos ocorrido em Madalena, no período de 10 a 14 de julho de 2017 e em Itatira, nos dias 23 a 27 julho de 2017 para a comunidade local; e

– laboração de 1000 folders sobre o projeto e seus objetivos, conceituando gruta, sobre a importância desse patrimônio natural além de orientações sobre as atividades permitidas e não permitidas;

– edição de 100 exemplares do livro Gruta Casa de Pedra: uma joia rara no Sertão cearense Parte I – Monumento Natural da Gruta Casa de Pedra e, Parte II – Por amor a gruta;

– elaboração dos estudos técnicos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico, análise dos aspectos fundiários e proposta de zoneamento ambiental para a área de estudo proposta para a criação de UC.

Encerrando as atividades de apresentação do Projeto Proteção e Conservação da Gruta Casa de Pedra, dia 3 de dezembro foi realizada uma visita na gruta sob a orientação da professora Clara Severo. A ação contou com a participação de alunos das escolas de Itatira e convidados. Na ocasião foi firmado o compromisso coletivo quanto a proteção e conservação da Gruta Casa de Pedra.

Link do Folder

Link do Livro