Ceará entre os Estados que melhor preservam a Mata Atlântica
11 de novembro de 2015 - 17:08
O Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, por município brasileiro, foi lançado nesta quarta-feira (11) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O trabalho contem informações recentes sobre a situação do desmatamento e de preservação da Mata Atlântica e da vegetação natural das cidades do Ceará. Pacatuba, Guaramiranga, Pacoti, Chaval e Aracati são destaques.
Pacatuba é a décima do país e a primeira do Ceará em preservação. Fortaleza, mantém 12% de vegetação natural de Mata Atlântica e a cidade de Viçosa do Ceará é citada como a que mais desmatou no Estado. O secretário do Meio Ambiente Artur Bruno lembra que nas cidades de Pacatuba, Guaramiranga e Pacoti, citadas no Atlas, existem unidades de conservação estadual cuja gestão apóia e estimula atividades das prefeitura em educação ambiental, para que não se desmate e se refloreste a mata nativa. Também foi assinado com a Fundação SOS Mata Atlântica, recentemente, um programa de preservação envolvendo sete municípios do maciço. P
No ranking de conservação no país está as cidades de Tamboril do Piauí e Guaribas, com 96% da vegetação natural.O vizinho estado também lidera o índice de desmatamento do Atlas dos Municípios, com dados de 3.429 cidades brasileiras, é encabeçado pela cidade de Eliseu Martins, no Piauí. No município, mais de 4,2 mil hectares foram suprimidos no período entre 2013 e 2014.
A Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada. A vegetação natural inclui, além das florestas nativas, os refúgios, várzeas, campos de altitude, mangues, restingas e dunas.
Com dados do SOS Mata Atântica.