Artur Bruno ministra palestra em Tauá

2 de junho de 2015 - 11:36

Em continuidade a Semana do Meio Ambiente, o secretário Artur Bruno, participou na manhã desta terça-feira, 2/06, do Seminário Água e Meio Ambiente, no município de Tauá. Ele fez uma palestra sobre “o uso consciente da água e seu reúso”. O evento marca o início da campanha pelo Uso Consciente da Água desenvolvida pela Superintendência de Meio Ambiente- Supermata.

Artur Bruno palestrou para um público de estudantes públicos e representantes da sociedade civil. Relatou sobre a universalização do saneamento, resíduos sólidos, a melhor administração dos recursos hídricos, seca no Ceará, a redução de 20% de água e energia na administração pública e implementação da A3P no Estado.

Bruno destacou ainda em sua palestra que o Ceará é o terceiro estado do Brasil com o maior índice de perda de água, mesmo ficando atrás de Mato Grosso do Sul e Paraná, perde 21,7% da água em evaporação, desperdício e mau uso.

Se você quiser chegar rápido, ande sozinho. Mas se você quiser ir longe, vá acompanhado.” O Secretário fez essa reflexão para mostrar que a Secretaria do Meio Ambiente está a disposição para fechar parcerias com o Município.

O superintendente da Supermata Rogaciano Oliveira, agradeceu a presença do Secretário destacando como importante  seu apoio que “com certeza dará mais força a nossa campanha”.

Em entrevista

Assim que chegou no Parque da Cidade, Artur Bruno concedeu entrevistas ao site da Prefeitura de Tauá e representantes da imprensa local. Declarou a preocupação do Governador Camilo Santana com a questão da preservação das fontes de água que existem em nosso estado, destacando que sua presença em Tauá é para demonstrar o cuidado e a importância que o Governo tem com as causas que envolvem a conservação do meio ambiente “sabemos da importância de ações como essa de chamar a sociedade para juntos realizarmos campanhas para conscientizar à população, da importância de preservação do meio ambiente”, o secretário ainda parabenizou a iniciativa do município em realizar o evento e a campanha pelo uso consciente da água “Tauá unida para economizar água” .

Estiveram presentes ao evento a Chefe de Gabinete Wanja Gonçalves, o secretário de Educação João Álcimo Viana, o presidente da Câmara de Vereadores de Tauá Marcos Caracas, os vereadores Ananias Mota, Alaor Mota , Fátima Veloso e Nezinho, os secretários municipais Ana Almerinda Uchôa Castelo (Políticas Públicas Sobre Drogas), Socorro Almeida (Planejamento), além do cerimonialista e secretário de Cultura, Juventude e Desporto Radir Rocha  e Luzanira Lima (FOSMUT).

Visita ao Museu

Após a palestra, o secretário Artur Bruno, acompanhado por Rogaciano, fez uma visita ao Museu Regional dos Inhamuns, que é mantido pela Fundação Bernardo Feitosa. Lá tem  peças de uma preguiça gigante, fósseis do Cariri, mobiliário da Família Feitosa, máquinas de costura, ferro de engomar, telhas, celas entre  tantas outras antiguidades da região.