Governador presta homenagens na reinauguração do Parque Botânico

1 de junho de 2015 - 14:48

O governador Camilo Santana, acompanhado do seu filho Pedro, reinaugurou ao lado do secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno e do prefeito de Caucaia Washington Goes, na manhã de hoje, segunda-feira (1), o Parque Estadual Botânico do Ceará, dentro da Programação da Semana Nacional do Meio Ambiente. A solenidade constou de apresentação do Coral da Semace e da Dança do Torém com índios Tapebas, plantação de uma muda de ipê, visita ao banco de mudas, caminhada em trilha e homenagem ao fundador do parque, Renato Aragão, bem como aos parceiros: Empresa Vitória, Faec, Sesc, Grupo dos Desbravadores, CSA-Pecém e Imac e a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Sema e o Imac, de Caucaia. Um lanche com salgados e doces feitos de caju foi ofertado aos participantes pela Federação da Agricultura de Estado do Ceará.

O espaço, localizado no município de Caucaia na Região Metropolitana de Fortaleza, teve sua estrutura reformada e agora foi entregue oficialmente aos visitantes. Desde quando assumiu a Secretaria do Meio Ambiente-Sema, o secretário Artur Bruno voltou sua atenção para aquela Unidade de Conservação, de modo que fosse aberta ao público. Assim, o gerente do Parque, Airton Bastos organizou a equipe e a visitação saltou de 38 pessoas em janeiro deste ano, para 1.776 até 27 de maio último.

Quebrando o protocolo, os visitantes foram recepcionados por crianças que estavam conhecendo o Parque. Eles são da escola Sonho de Criança, do bairro Jurema, em Caucaia. Os estudantes cantaram boas-vindas para o governador e convidados. A programação contou ainda com a exibição do grupo de alunos comandados pelo professor Daniel Sombra.

O governador Camilo Santana disse, em entrevista, que estava entusiasmado com o projeto de revitalização do parque e garantiu que dará atenção especial para as 23 áreas de preservação ambiental no estado do Ceará. “Nós temos que ampliar espaços como este no nosso estado. É uma forma de despertar a sociedade para a importância da preservação do meio ambiente e massificar a campanha do uso responsável da água’, pontuou Camilo Santana.

O secretário Artur Bruno agradeceu o empenho de todos os calaboradores e a equipe da Semace pelo sucesso da reinauguração do parque Bot?nico. “Fico feliz porque as pessoas já começaram a despertar pela preservação da natureza. O parque será importante para que as escolas levem seus alunos á visita diária. A pretensão também é realizar futur

amente atividades esportivas e culturais. A educação ambiental intensa é a nossa meta principal, afirmou Artur Bruno. O Secretário disse que é preciso mudar a cultura das pessoas pela preservação da natureza. “Com as nossas parcerias, nos tornamos fortes. Estou bastante otimista”, concluiu.

Em 190 hectares de mata virgem, estão 182 espécies vegetais catalogadas de biomas como caatinga, tabuleiro e mata atlântica. Há ainda mais de 60 aves, estrutura para realização de eventos, banco de mudas produzindo 3.000 unidades por mês de 11 espécies nativas em estoque. Cada cidadão pode pegar até cinco mudas, se assim o desejar. Há um banco de germosplasma (sementes) e um orquidário. Também podem ser vistos apiários com colmeias de abelha italiana.

Programação da Semana
A programa da Semana Nacional do Meio Ambiente prossegue até o Dia D, 5 de junho. Veja o que vai acontecer amanhã.
Clique aqui.

Elizabeth Rebouças e Marconi Alves