Secretário visitará amanhã o Parque Sítio Fundão

19 de maio de 2015 - 09:10

Cumprindo a determinação de conhecer todas as 23 Unidades de Conservação estaduais, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, visitará nesta quarta-feira, 20/05, o Parque Estadual do Sítio Fundão, que está localizado na cidade do Crato, a 567 Km de Fortaleza. Ele participará da reunião do Conselho Gestor do Parque Estadual Sítio Fundão. Será às 14horas, no auditório da Secretaria de Saúde, na rua 7 de Setembro, 150. Antes, o secretário fará uma visita ao Sítio Fundão. Vai conhecer a casa sede, edificada em taipa, com dois andares – única no Ceará a contrariar as leis da física – o moinho de madeira e a barragem de pedra construída pelos escravos, equipamentos esses já tombados pelo Patrimônio Histórico do Ceará.

Na pauta da reunião, apresentação do novo conselho gestor, as metas da nova Secretaria do Meio Ambiente e a programação do Dia Nacional do Meio Ambiente, que ocorre em 5 de junho. O Secretário receberá o pessoal da Fundação Aquasis, Geopark/Urca e do ICMBio para discutir sobre o mosaico da Chapada do Araripe além de Termo de Cooperação. Artur Bruno reunir-se-á também com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental, em Juazeiro do Norte, para tratar sobre ações de segurança no Parque.

O Parque Estadual Sítio Fundão atende a finalidades ambientais e culturais de preservação de recursos naturais e históricos. Possui beleza exuberante, apresentando flora nativa representantes dos biomas Caatinga e Cerrado, corpos d’água de grande valor para a população local e uma fauna silvestre variada, em condições ideais de vida tranquila. Além disso, faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe. Possui edificações de importante valor histórico. No Parque são permitidas atividades de Educação e interpretação ambiental, recreacionais e pesquisa científica.