Sema apresenta resultado de fiscalização conjunta sobre Agrotóxicos

30 de abril de 2015 - 15:37

O Fórum Cearense de Combate aos Impactos do Uso de Agrotóxicos (FCCA), apresentou hoje (30) o resultado de um trabalho de fiscalização conjunta realizado entre os dias 13 e 17 deste mês na região do Cariri, nos municípios de Barbalha, Missão Velha, Mauriti, Pena forte, Jati, Brejo Santo e Juazeiro. A ação se deu pela criticidade do tema, tendo como instrumento o Plano Estadual de Ação Conjunta sobre Agrotóxicos, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente – Sema, em 2010.

As ações realizadas em sete municípios Cearenses foram divididas em duas etapas, uma destinada ao comércio, onde foram fiscalizados 18 comércios, destes, 11 (61%) foram autuados e as propriedades rurais, 20 fiscalizadas e 16 (80%) autuadas.

Técnicos do Crea do Estado de Pernambuco também participaram da ação e pretendem levar para seu estado o modelo proposto pelo Ceará. A coordenadora de desenvolvimento sustentável da Sema, Viviane Monte, afirma: “Temos que combater por meio de ações integradas de fiscalização a comercialização e uso indevido de agrotóxicos no Ceará.”

O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo de fiscalização do FCCA, é composto pelas instituições: Secretaria de Meio Ambiente do Estado, MPCE, CREA, Ministério da Agricultura, Adagri, Semace, Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Fazenda do Estado, além de representantes da sociedade civil organizada.