Sema participa das conversas Flutuantes

24 de março de 2015 - 15:21

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno participará neste feriado de quarta-feira (25) de uma ação educativa com os barqueiros do Rio Ceará, como parte da programação do projeto Sesc Conversas Flutuantes, desenvolvido pela Colônia Ecológica Sesc Iparana. A atividade acontece em parceria com os Quilombos de Caucaia.

O projeto propõe um conjunto de vivências colaborativas nos barcos onde a construção de saberes é mediada por educadores através de temáticas ambientais, históricas e culturais.

 Nesta edição, o Projeto Sesc Conversas Flutuantes recebe a Caravana Quilombola de Caucaia que reúne professores, artesãos e brincantes do Coco dos Caetanos de Capuan (formado por mulheres das famílias quilombolas mais tradicionais de Caucaia)  às 8h30, no Píer da Barra do Ceará, em uma atividade ambiental e histórica em alusão ao Dia Estadual de Libertação dos Escravos no Ceará promulgado em 25 de março de 1884, sendo o Estado do Ceará a primeira província do Brasil a libertar os escravos.

            Sete barcos, somando uma tripulação de 170 pessoas, irão participar da vivência educativa. Destes, 50 são estudantes de escolas municipais de Caucaia, 90 são representantes dos Quilombolas de Caucaia e o restante faz parte do público em geral.

Cinco palestrantes Quilombolas, das comunidades Capuan, Serra do Juá, Serra da Rajada e Porteiras, além de dois palestrantes representantes do Marco Zero estarão presentes discorrendo sobre os seguintes temas: Cultura Quilombola (Africana e Brasileira no Combate ao Racismo); Dragão do Mar; Meio Ambiente e Comunidades Quilombolas; Centenário do Quilombo dos Caetanos de Capuan; O Negro na Sociedade Atual e o Quilombo de Porteiras; Os Negros na Barra do Ceará e as Histórias da Barra do RioCeará.

Entidades participantes:

 Associação dos Remanescentes dos Quilombos de Capuan, Caucaia/CE;

Associação dos Barqueiros da Barra do Rio Ceará;

Movimento do Marco Zero;

Quilombo dos Capuan;

Quilombo do Caetano;

Quilombo da Serra do Juá;

Quilombo da Serra da Rajada;

Quilombo de Porteiras;

Quilombo do Cercadão;

Parque Botânico do Estado do Ceará – SEMA