Ação com estudantes em busca de revitalizar o rio Pacoti

12 de março de 2015 - 10:33

P { margin-bottom: 0.21cm; }P.western { }

Trinta e cinco alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luis, localizada em Pacoti, tiveram a manhã de ontem, quarta-feira, 11, bem especial. Assistiram palestra sobre Recursos Hídricos na Apa da Serra de Baturité, ministrada pelo técnico Aldeni Marinho, na sede da ONG Pingo D’água. Itamar Dias, que preside a ONG, explicou a ideia de revitalizar o Rio Pacoti, que vem sendo agredido continuamente com lançamento de esgoto doméstico sem tratamento adequado, lixo, entulho e até animais mortos. Em seguida, os alunos e professores foram até às margens do Rio Pacoti, que passa ao lado da sede da ONG, para visualizarem as informações.

Aldeni Marinho falou sobre a importância de cuidar das nascentes e da vegetação ripária, de cada um fazer a sua parte. Convidou os alunos a participarem de um ação da Equipe da APA a ser realizada na Feira Livre de Pacoti, por ocasião do Dia Mundial da Água (22/03), da Semana do Reflorestamento (23 a 27 de março) e a conhecer a sede da APA e falou sobre os serviços oferecidos como trilhas ecológicas, palestras e oficinas. A palestra contou também com a presença do Prof. Dr. Lúcio Galvão, Coordenador do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE e dos professores Batista Tabosa e Ricardo Alves da rede municipal de ensino de Pacoti.