Conpam certifica nove municipios com selo verde

23 de dezembro de 2014 - 14:14

Com a mensagem de que é preciso cuidar do meio ambiente, as prefeituras , representadas por prefeitos ou secretários municipais de meio ambiente dos municípios de Barreira, Brejo Santo, Caucaia, Crateús, Crato, General Sampaio, Iguatu, Novo Oriente e Piquet Carneiro receberam, nesta manhã, terça-feira,23, das mãos da presidenta do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam, Virgínia Carvalho, a placa de certificação ambiental do Programa Selo Município Verde 2014. Também foram concedidas menção honrosa a professora Nagila Rejanne Alencar Julião Cabral, no evento representada por seu irmão o jornalista Julião Júnior, e a técnica do Conpam, Maria do Socorro Ferreira de Azevedo. A solenidade ocorreu no auditório espaço das águas, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-Cogerh.

Em nome dos prefeitos agraciados falou o prefeito de Piquet Carneiro, presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, que recebe pela terceira vez, o título, e não escondeu que a sua menor equipe é a da secretaria de Meio Ambiente, porém conseguiu recursos este ano para a área de educação ambiental.

Representando a Superintendência Estadual do Meio Ambiente-Semace- Maria Dias lançou um desafio aos prefeitos para que fortaleçam, ainda mais, as secretarias de meio ambiente, dando-lhes condições de trabalhar dentro do que reza a Lei Complementar 140, que lhes atribui responsabonsabilidade de licenciar, fiscalizar e monitorar ambientalmente seus municípios.

Pela Cogerh falaram o chefe de gabinete, Berthiêr, e o presidente, que chegou com atraso, Antônio Treze de Melo Lima. Ambos destacaram a importância das questões ambientais para o cuidado com a água, a vida humana e animal, enfim com o planeta.

A presidente do Conpam, Virgínia Carvalho, externou sua felicidade por estar vivenciando aquele momento, além de desejar um feliz natal e própespero 2015,ela alertou aos presentes para a necessidade de cuidar do meio ambiente, exemplificando que os impactos negativos são grandes para quem não proteje suas florestas, suas águas e o ar. Citou como exemplo o surgimento de soim e camaleão nas residências por causa da devastação das áreas verdes.

O jornalista Julião leu uma mensagem testemunho da professora Nágila a qual espera que a nova gestão do governo do estado dê continuidade ao Programa Município Selo Verde. Já Socorro Azevedo fez um breve retrospecto do surgimento do programa e que serve de modelo para outros estados. A professora aposentada da UFC, Irles Mayorca também participou da mesa. Ela foi quem orientou a equipe para a criação do Programa Município Selo Verde, no Ceará.

Selo Verde ano 10

O programa, instituído pela Lei Estadual n.º 13.304/03 e regulamentado pelos Decretos n.º 27.073/03 e n.º27.074/03, chega a sua 10 edição. Este ano foram 96 municípios inscritos, dos quais 77 apresentaram a documentação necessária. Após os procedimentos de análise documental, visitas técnicas e análise de recursos, foram nove aprovados.

Foram certificados com o Selo Município Verde todos os municípios que obtiverem o mínimo de 50 pontos na classificação geral nas categorias A, B e C. O município de Barreira foi o melhor pontuado, com 73,80 pontos, único na categoria B. Nenhum atingiu a categoria A. Os outros oito municípios ficaram na categoria C.

A Primeira condição para que o município se inscreva é ter em funcionamento o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), além de incentivar para que as políticas ambientais relativas aos resíduos sólidos também sejam praticadas, criando canais para a efetiva participação da sociedade nas definições das prioridades.

Prefeitos presentes

Participaram da solenidade o Prefeito de Barreira, Antônio Peixoto Saldanha; o de Brejo Santo, Guilherme Sampaio Landim; de Crateus , Antonio Amuro Rodrigues Soares; de General Sampaio, Maria Edlene Monteiro do Nascimento e a ex-prefeita Eliane Brasileiro; de Iguatu, Aderilo Alcântara; de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento;do Crato representado pelo secretário de Meio Ambiente, Estepherson Lacerda e de Caucaia, pelo presidente do IMAC, Fernando Braga. Também presentes os secretarios, José do Egito, de General Sampaio, Wanderley Marques, de Crateus e José Iran, de Barreiras.