Conselho gestor define atividades em Paracuru

11 de dezembro de 2014 - 14:27

A APA das Dunas de Paracuru, através da Coordenadoria da Biodiversidade do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam-, realizou na quarta-feira, 10 de dezembro, a 8ª Reunião do Conselho Gestor, na Casa das Artes de Paracuru.

A pauta, segundo informações da orientadora de Célula Sinhá Evangelista, foi a apresentação da Instrução Normativa 01/2014 do Conpam, que disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para a criação de Unidade de Conservação Estadual, tema apresentado pela gestora Ambiental, Doris Day, da Célula de Diversidade Biológica. Em seguida, o Secretário do Meio Ambiente de Paracuru, Edmundo de Sousa Ferreira, apresentou a situação atual e o histórico da proposta de criação da Unidade de Conservação Municipal da Mata da Santa Rosa.

A coordenadora de biodiversidade-Cobio, Verônica Oliveira, destacou a importância do conselho na gestão da Unidade de Conservação. E, por fim, o Ibama, através do Núcleo de Educação Ambiental-NEA, fez a divulgação da Campanha do defeso da lagosta, caranguejo-uçá, pargo e da proibição anual da pesca do mero. Como encaminhamento, o conselho propôs uma avaliação de sua atuação em 2014 e um planejamento/ plano de trabalho para 2015.

Estiveram presentes na reunião as seguintes instituições: Conpam, Ibama, Cagece, Secretaria de Educação de Paracuru, Secretaria de Meio Ambiente de Paracuru, Secretaria de Articulação Política e Comunitária de Paracuru, Secretaria de Desenvolvimento Social de Paracuru, Câmara Municipal de Vereadores, União para o desenvolvimento de Freixeiras, Associação de pescadores e pescadoras da Barra do rio Curu, Associação Comunitária do Bairros da Lagoa Maria Álida Sousa Tupinambá, Associação Comunitária Ezequiel Vicente da Costa – Sítio São Pedro, Associação Comunitária dos Moradores do Mocó, Associação dos Pescadores da praia do Canto, Associação Comunitária das Carlotas, ONG Força-Flor, ONG Eco-Ação.