Sucesso de público na reunião da Apa de Jijoca

24 de novembro de 2014 - 10:41

Foi grande a participação da comunidade e sociedade na Primeira reunião da Apa da Lagoa de Jijoca, ocorrida na sexta-feira, 21/11.  Compareceram 32 pessoas  ao teatro do NAEC, Núcleo de Artes e Cultura de Jijoca. A reunião durou duas horas, com início as 15h 30min. Presentes: Semace, Icmbio de Jericoacoara, Presidentes da câmara dos vereadores de Jijoca e Cruz, Sindicato dos trabalhadores rurais, secretários de meio ambiente de Cruz e Jijoca, secretários de turismo de Jijoca e Cruz, Associações comunitárias de Jijoca e Cruz, Associação cultural de Jijoca e Cruz, associações de condutores de caminhonetes e buges de Jijooca e Cruz, associação dos condutores de trilhas e guias te turismo de Cruz, associação dos representantes empresariais e do turismo, associação de jovens, ONG’s, comunidade quilombolas entre outros.

A pauta foi a reestruturação do conselho gestor e indicação de representantes, titular e suplente. A reunião teve início com a apresentação da APA da Lagoa da Jijoca, o decreto de criação da APA e do conselho, pelo orientador de Célula da Cobio, gestor da APA, Inácio Prata. Em seguida foram apresentadas as atribuições dos conselheiros pela técnica Patrícia Jacaúna. Feito a escolha dos representantes do conselho, definiu-se uma agenda de compromissos para sua efetivação. Entre os ítens da agenda está a sugestão para a revisão do decreto de criação do conselho, passando de consultivo para deliberativo, a inclusão de novas associações e órgãos. O calendário das próximas reuniões a partir de 2015, que serão bimestrais.