Conselhos Gestores das UCs serão reativados

20 de novembro de 2014 - 15:02

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam- está reativando os Conselhos Consultivos e Gestor das suas Unidades de Conservação. Na manhã de hoje, quinta-feira, houve a primeira reunião para renovação do Conselho Gestor da Apa do Estuário do Rio Ceará. O encontro ocorreu no Parque Botânico. Amanhã, ocorrerá a 1ª Reunião extraordinária do Conselho Gestor da Apa da Lagoa da Jijoca. Será às 15h, no NAEC – Núcleo de Artes, Cultura e Educação, localizado no endereço: Av. Jericoacoara s/n, em Jijoca de Jericoacoara, Ceará.

De acordo com Inácio Parente, o Conselho Gestor de uma unidade de conservação representa o instrumento legal capaz de subsidiar uma gestão ambiental participativa dentro de uma área especialmente protegida. Precisa da indicação de um membro titular e um membro suplente de várias instituições.

A APA da Lagoa da Jijoca é uma Unidade de Conservação de categoria Uso Sustentável, criada por meio do Decreto Nº 25.975, de 10 de agosto de 2000, situada entre os municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz/CE. A Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 25.413, de 29 de março de 1999, abrange uma área de 2.744,89 hectares e localiza-se na divisa dos Municípios de Fortaleza e Caucaia, a aproximadamente, 20 km do Centro de Fortaleza.