Ceará já teve 804 focos de calor este ano

31 de outubro de 2014 - 12:02

I Workshop de Sistema de Resposta e de Validação de Focos de Calor de Queimadas e de Incêndios Florestais será realizado de 3 a 7 de novembro, no auditório da Superintendência do Ibama no Ceará.

O evento é uma realização do Núcleo Prevfogo/Ditec do Ibama e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e conta com o apoio do Conselho de Políticas e Gestão do MeioAmbiente – Conpam e da Fundação Cearense de Meteorologia- Funceme.

Informações do Inpe demostram 804 focos de calor no Estado do Ceará, até terça-feira, 23 de outubro. Esses dados foram registrados por meio do satélite de referência (Aqua UMD). Considerando as tendências de anos anteriores e as condições meteorológicas vigentes,até o final do ano, há a probabilidade de ocorrerem mais de 2500 novos focos.

O conhecimento das causas e origens e da distribuição temporal das queimadas e dos incêndios florestais tem extrema importância no enfrentamento deste tipo de desastre ambiental, bem como a celeridade na preparação,mobilização e resposta, essencial para atenuar os danos do fogo à integridade do meio ambiente, à seguridade da saúde e do patrimônio humano bem como reduzir os custos das operações.

Uma vasta programação reúne o conhecimento científico nacional em torno da questão, sendo o primeiro dia dedicado as palestras e apresentações de experiências e os demais com minicursos sobre Validação de monitoramento de focos de calor de queimadas e incêndios florestais na Caatinga, tema apresentado pelo Fabiano Morelli, do Inpe, cuja finalidade é apresentar conceitos fundamentais de geotecnologia empregadaos e desenvolvidos pelo Inpe para produzir dados e informações para o monitoramento de queimadas a partir de imagens de satélites orbitais, bem como sua integração com dados meteorológicos e cartográficos em bancos de dados na internet.

A presidenta do Conpam, Virgínia Carvalho participará da solenidade de abertura bem como o superintendente do Ibama, José Wilson Uchoa do Carmo, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio e o diretor de prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semad de Minas Gerais, Rodrigo Bueno Belo.

Programa

Mais informações com

Viviane Gomes-

Coordenação Estadual do Previna/CE-

3101-1242

Kurtis François Teixeira Bastos

Coordenador Estadual do PREVFOGO/IBAMA/CE-

55-085-3307-115 e 55-085-99252722

Elizabeth Rebouças

Ascom-Conpam

3101-1235 e 8848-2022