Empresas do CIPP apresentam atividades ambientais

25 de setembro de 2014 - 09:39

A vontade de trabalhar em parceria ficou explícita durante o I Encontro de Integração das Ações de Sustentabilidade Pactuadas pela Compensação Ambiental do Complexo Industrial e Portuário do Pecém-CIPP ocorrido na manhã de quinta-feira,19/09, no auditório da Estação Ecológica do Pecém, que fica na rodovia CE 348 Km, vizinho aos Bombeiros em São Gonçalo do Amarante.

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam, como órgão coordenador do Grupo de Trabalho, busca uma racionalização dos recursos, que são escassos, sendo essa a perspectiva de sinergia apresentada pela presidente Virgínia Carvalho (foto) aos representantes da CSP, Energia Pecém, Labomar, Fundação Darcy Ribeiro, Sesi, Fiec, Cia Sul Americana de Cerâmica, DSM-Tortuga, Petrobrás, BPM, Nutec, Imac, secretarias de Meio Ambiente de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante e Uece.

Algumas empresas como Petrobras, Companhia Siderúrgica do Pecém, Tortuga, Companhia Sul Americana, Instituto do Meio Ambiente de Caucaia e Secretaria do Meio Ambiente de Caucaia apresentaram as atividades que realizam no tocante a educação ambiental em suas dependências e no entorno do complexo, e mostraram-se aberto as parcerias.

A secretária Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo de São Gonçalo, Jeanete Koch defende a integração do Jardim Botânico no mosaico das Unidades de Conservação, projeto em fase de elaboração pela Fundação Darcy Ribeiro. Pela fundação, Nadja Bindá solicitou a indicação de representante das empresas presentes, para participarem da comissão, e que sejam pessoas com poder de decisão, vez que reuniões serão marcadas para avaliação da proposta do mosaico, muito em breve.

A coordenadora de Biodiversidade do Conpam, Verônica Oliveira destacou que outros encontros acontecerão para definir uma agenda ambiental integrada com os parceiros e as estratégias de monitoramento para execução das ações voltadas ao programa de educação ambiental.