Conpam participa do III Simpósio Nacional de Áreas Protegidas

10 de junho de 2014 - 09:54

Com o tema ”    Conservação e manejo de áreas protegidas”, o III Simpósio Nacional de Áreas Protegidas (SNAP) foi realizado de 28 a 30 de maio, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. As discussões tiveram como foto as políticas públicas referentes às áreas protegidas de conservação ambiental dos biomas brasileiros.
O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) participou do evento por meio dos gestores ambientais, Andréa Moreira e Hermógenes Henrique da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio).

Luiz Paulo Pinto, diretor de Programas da ONG Conservação Internacional, destacou a importância do Programa de Incentivo a Criação de RPPNs na Mata Atlântica, e o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). O WWF-Brasil foi representado pela especialista em políticas públicas, Mariana Ferreira, que ressaltou a importância das políticas ambientais com base nos resultados da avaliação sobre a efetividade de gestão das Unidades de Conservação no Brasil. A Dra. Lou Ann Dietz da University of Maryland & Smithsonia Conservation Biology Institute, ministrou palestra sobre Gestão adaptativa de Unidade de Conservação.

Durante o evento, foram lançados os livros “Ecologia de Mata Atlântica”,  organizado pelos professores Gumercindo, Guido Assunção Ribeiro, Wantuelfer Gonçalves e Sebastião Venancio Martins e pelo pós-graduando Marcello Pinto Almeida, e “Manejo e Conservação de Áreas Protegidas”, dos professores Gumercindo e Guido e do pós-graduando Marcello.

Também participaram do III SNAP, o diretor do ICMBio, Sérgio Brant e o diretor de criação e manejo de Unidade de Conservação, Bernardo Brito; Ronaldo Ferreira, do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais; Mariana Ferreira, da WWF-Brasil;  Samuel Portela, da Associação Caatinga; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor do Departamento de Engenharia Florestal e organizador do evento, Gumercindo Souza Lima, entre outros.