Quixadá encerra Semana do Meio Ambiente com doação de mudas e palestra

9 de junho de 2014 - 11:20

Quixadá encerrou sua Semana do Meio Ambiente no último dia 05 com variadas atividades. A ação final ocorreu na Praça José de Barros. Na ocasião, foi realizada distribuição de mudas nativas e frutíferas, produzidas pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) no Parque Botânico do Ceará e Área de Proteção Ambiental (APA)  da Serra de Baturité e doadas pela empresa Dakota.

altDentre as espécies distribuídas estavam ipê roxo, eucalipto, mulungu, canafístula, angico preto e vermelho, sabiá, jucá, Cumaru e palmeira havai. A atividade teve ainda envolvimento da Coelce, que colocou o coletor de garrafas pet e bateria de celular. Houve ainda oficina de pintura de camisetas com participação de estudantes locais da rede de ensino, professores e da comunidade.

Ainda no dia 05, ocorre uma revoada de 500 balões com sementes de árvores nativas, na Pedra do Cruzeiro.

Já no dia 04, ocorreu palestra no campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce). Na ocasião, o fiscal estadual agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará  (Adagri),  Rildênio Renato Cavalcante, abordou a fiscalização de Agrotóxicos em propriedades rurais e legislação e competências da instituição.

altÀ noite ocorreu apresentação do documentário do projeto ECOCINE, do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária_IFCE campus Quixadá. O filme “A era da estupidez” retratou questões ambientais, como: aquecimento global, mudanças climáticas, parques eólicos, a fome e o lixo dominando o mundo. Após o filme os alunos do projeto, fizeram uma roda de conversa sobre a problemática abordado no filme. A orientadora do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Luzilene Saboia, participou do evento.

A semana do Meio Ambiente de Quixadá, foi uma ação conjunta do Conpam, através da  Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio), orientação de célula do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Prefeitura de Quixadá, Secretaria de Educação, Turismo e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária,  Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFCE – Campus Quixadá – CAEAMBS, Coelce,  Dakota, e Colégios locais.