Paracuru abre Semana do Meio Ambiente com programação diversificada

4 de junho de 2014 - 11:10

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) iniciou na terça (03) a Semana do Meio Ambiente em Paracuru. As atividades estão sob responsabilidade da Coordenadoria de Biodiversodade (Cobio), por meio das das Orientadoras de Célula das Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) das Dunas de Paracuru, Sinhá Evangelista, e do Estuário do Rio Curu, Tereza Costa, além da Coordenadora ambiental da Secretaria de Educação, Danielle Paula.

A abertura aconteceu no Auditório da Câmara Municipal com a presença da secretária de Educação, Arlete Gonçalves Rocha, secretário de Meio Ambiente, Edmundo Ferreira, secretário de Desenvolvimento Econômico, João de Deus e Silva, representante da Secretaria de Articulação Político Comunitária, José Marcos de Sousa, representante da ONG Ecoação, Lindomar Alcântara, e representante da Câmara Muncipal, vereador Valdemir Rodrigues Martins. Estiveram presentes ainda, o presidente da ONG Força Flor, Francisco Rosiel de Freitas Silva, professores e alunos das escolas Padre João da Rocha, Antônio Sales, Professora Diná, Riacho Doce, Ciríaco Vicente da Costa e Ezequiel Vicente da Costa, entre outros representantes locais. A solenidade contou com a participação do coral de música e orquestra de flauta da Casa das Artes.

altA orientadora de célula, Sinhá Evangelista, falou sobre o dia mundial do meio ambiente, e do tema escolhido para 2014: “Aumente o som e não o nível do mar”, apresentando a cidade-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente- DMMA, Barbados. A escolha ocorreu porque a Assembleia Geral da ONU declarou 2014 o ano internacional dos pequenos estados insulares em desenvolvimento para celebrar as contribuições desse grupo de países e territórios ao planeta.

Já a orientadora de célula, Tereza Costa, realizou a dinâmica da energia, reforçando a importância da união, e das responsabilidades diárias que garantam a qualidade ambiental e consequentemente a qualidade de vida dos moradores.

altNo período da tarde ocorreram atividades em sala de aula e campo com os alunos das escolas Ciríaco Vicente da Costa e Ezequiel Vicente da Costa, acompanhados pela orientadora de célula, Sinhá Evangelista e a coordenadora ambiental da Secretaria de Educação, Danielle Paula. No mesmo horário, a orientadora de célula, Tereza Costa, realizou atividades em campo com os alunos do Projeto Essa é a nossa praia do Instituto de Integração e Capacitação da Família- INCAF no estuário do rio Curu. Os alunos formaram duplas para realizar a coleta de resíduos, e posteriormente participaram de uma roda de conversa aonde receberam a cartilha “Mangueando a vida na lama”.

Em paralelo, ocorreu na rodoviária municipal, o 1º dia do curso Educação Alimentar Nutricional realizado pelo Programa SESI Cozinha Brasil- Promovendo a alimentação saudável, com turmas sendo capacitadas nos períodos manhã e tarde. A iniciativa pretende levar conhecimentos sobre Educação Alimentar e Nutricional, por meio de orientação didático pedagógica, estimulando a melhoria de hábitos alimentares, valorizando a culinária regional, utilizando o aproveitamento integral dos alimentos e atuando no combate ao desperdício, contribuindo ativamente na promoção da sustentabilidade incluindo qualidade de vida e segurança alimentar e nutricional.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente no Ceará aqui.