Jijoca de Jeri curte e cuida do meio ambiente

26 de maio de 2014 - 12:58

Com apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara vai desenvolver a Semana do Meio Ambiente , com o tema: “UC’s – Eu curto, Eu cuido!”, no período de 02 a 07 de junho. São cinco dias de atividades continuadas que abrangem diversos segmentos do Município. Onde são discutidos os impactos ambientais causados pela ação antrópica (poluição, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, entre outros). Recebendo destaque a conscientização para a preservação das Unidades de Conservação ambiental de Jijoca de Jericoacoara: a Área de Proteção Ambiental – APA – da Lagoa da Jijoca e o Parque Nacional de Jericoacoara.

A Semana do Meio Ambiente 2014 consistirá na realização de palestras explicativas sobre o manejo das unidades de conservação, sua importância e como a sociedade civil pode ajudar na sua preservação e ainda palestra sobre como por em prática a compostagem nas unidades de ensino.

Contará ainda com oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais descartáveis (papel) que visa propiciar além de ganho ambiental, fonte de incremento de renda para os participantes.

No decorrer das atividades, de acordo com o orientador de célula, Inácio Prata, “envolveremos ainda a comunidade em momentos de interação direta com a natureza, através da realização de uma trilha monitorada no Serrote em Jericoacoara e de um passeio ciclístico na APA da Lagoa de Jijoca”.

Outra ação será a exibição de vídeos informativos, através do Cine itinerante, nas escolas das localidades de Mangue Seco e Córrego da Forquilha. Finalizando as atividades, haverá a divulgação dos resultados obtidos e também nossa cultura, com apresentações culturais (teatro, dança, música) e comidas típicas.

Para a realização da Semana do Meio Ambiente 2014, contaremos com apoio da sociedade civil, Escolas Municipais e Estadual, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Ação Social, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.