Benefícios da Educação Ambiental são tema da Semana do Meio Ambiente

26 de maio de 2014 - 16:27

De 01 a 06 de junho, ocorre a Semana Nacional do Meio Ambiente. Este ano, evento no Ceará terá como tema “Benefícios da Educação Ambiental”, que é um dos princípios elencados na Política Nacional do Meio Ambiente. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) coordenará as ações estaduais da semana através de sua Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas). O tema foi escolhido durante reuniões da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), formada por 22 entidades.

As atividades, que ocorrem em parceria com os municípios cearenses, organizações não-governamentais (ONG’s) e instituições públicas e privadas, serão realizadas em todo o estado, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Dentre as ações que ocorrerão no período estão: palestras, rodas de conversa, passeios ciclísticos, blitz ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, visita em nascentes, recuperação de mata ciliar, dentre outras.

Em alguns municípios, as ações serão atendidos pelos técnicos da Coeas. São eles: Beberibe, Guaiuba, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Trairi. Além deles, os orientadores das Unidades de Conservação (UC’s) da Coordenadoria da Biodiversidade realizarão atividades em Acarape, Crato, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Pacoti, Paracuru, Paraipaba, Quixadá, Redenção e São Gonçalo do Amarante.

Confira a programação completa da Semana Nacional do Meio Ambiente no Ceará aqui