Russas recebe seminário sobre eficiência energética na produção de cerâmica

22 de maio de 2014 - 14:15

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) realizou, dias 19 e 20 de maio, em Russas o seminário “Eficiência Energética na Produção de Cerâmica Vermelha”. O evento integra as atividades do projeto “Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas da Região do Baixo Jaguaribe – CE”. O evento reuniu cerca de 90 ceramistas da região e parceiros.

altNa ocasião, a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conpam, Maria Dias Cavalcante, realizou a palestra “Política de Eficiência Energética para o setor Ceramista do Estado do Ceará”. Já o consultor Amando Alves de Oliveira mostrou aos participantes o  “Parecer Técnico das Indústrias de Cerâmica Vermelha do Baixo Jaguaribe”. O consultor ministrou ainda o curso “Tecnologia de Fabricação da Cerâmica Vermelha visando a Eficiência Energética no baixo Jaguaribe”, voltado aos ceramistas.

O seminário apresentou de modo concreto as possibilidades dos ganhos ambientais e econômicos obtidos a partir de um plano de produção sustentável para as indústrias que compõem a atividade produtiva na região do Baixo Jaguaribe.

Sobre o projeto de implementação da eficiência energética

O projeto de implementação da eficiência energética representa um conjunto coordenado de esforços voltados para a utilização responsavelmente eficiente e ambientalmente correta das matrizes energéticas utilizadas como combustível para a atividade produtiva de tijolos, telhas e demais insumos para a construção civil.

A iniciativa é executada de forma participativa, envolvendo os produtores, a comunidade local e as instituições parceiras no âmbito federal, estadual, municipal e regional. A metodologia respeita os conhecimentos historicamente acumulados, utilizando as experiências exitosas.

As ações propostas estão sendo desenvolvidas nos municípios Aracati, Alto Santo, Limoeiro do Norte, Jaguaruana, Russas, Quixeré e Tabuleiro do Norte, municípios que fazem parte da região do Baixo Jaguaribe. O projeto recebe o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e Fundo Socioambiental Caixa, através do Acordo de Cooperação Financeira celebrado entre ao FSA Caixa e Conpam.

altO próximo evento do projeto será realizado no dia 28 de maio, em Jaguaruana, e envolverá os gestores municipais da área de abrangência do projeto. Na ocasião será apresentado o diagnóstico preliminar elaborado pelo consultor e discutido o pacto a ser realizado em relação ao projeto.