Apuiarés e Tejuçuoca recebem reuniões e visita para criação de UC Serra das Vertentes

22 de maio de 2014 - 14:45

As ações de campo para criação da Unidade de Conservação (UC) da Serra das Vertentes continuaram em pauta neste mês de maio, com reuniões e visitas técnicas. Entre dias 14 e 16, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), por meio da equipe da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), realizou reunião e visita técnica em Apuiarés e reunião em Tejuçuoca – municípios que abrigam áreas da futura unidade.

altNo dia 14, a equipe do Conpam junto do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente,  Tobias Neto Uchoa, fez visitas técnicas em Apuiarés. A área visitada apresenta vegetação de aspecto denso e composta por espécies nativas de porte médio a grande como aroeira, mufumbo, pau branco e sabiá, dentre outras. Foram também registradas a presença de duas nascentes nas localidades de Umari e Salgado.

altNo dia seguinte, ocorreu reunião na igreja da comunidade do Salgado focada na importância da criação da UC da Serra das Vertentes. Estiveram presentes cerca de 35 pessoas, com representantes das comunidades localizadas no entorno da futura unidade de conservação como Umari, Salgado, Lagoa Grande e Pé do Serrote.

Em Tejuçuoca a reunião ocorreu na manhã do dia 16 na Igreja das Vertentes e teve apoio do secretário de Meio Ambiente e presidente do Conselho de Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Eliseu Joca. Houve participação de 40 pessoas, dentre elas o presidente da Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN) Associação Mãe da Lua, agricultores, e líderes comunitários representantes do Assentamento Vertentes, Fazenda Boa Fortuna e da localidade Serra das Vertentes.

A próxima atividade deve ser uma reunião com os proprietários identificados nas reuniões realizadas, com a finalidade de expor a importância e benefícios diretos advindos a partir da criação da UC da Serra das Vertentes. O Conpam foi representado pela orientadora da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), Socorro Azevedo, pela gestora ambiental Dorid Day e pela orientadora da Estação Ecológica do Pecém, Telma Sampaio.