Meruoca pode ter unidade de conservação estadual

13 de maio de 2014 - 10:00

O município de Meruoca, que abriga a Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Meruoca, pode abrigar nova unidade de conservação, desta vez de caráter estadual. Essa foi a pauta da reunião realizada no último dia 06 entre Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e o prefeito do município, Manuel Costa Gomes, o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Agropecuário, Francisco Davi e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Auricélio Delfino.

altOs gestores municipais demonstraram interesse em apoiar as atividades necessárias para a preservação das áreas indicadas. Os locais propostos para criação da UC estadual situam-se nos limites da APA da Serra da Meruoca, criada em 2008 e com gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
Além da reunião, ocorreu o início dos estudos de campo nos dias 07 e 08 – etapa necessária segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) para identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para unidade a ser proposta.

altO Conpam foi representado nas atividades pela equipe da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), constituída pelos gestores ambientais Andréa Moreira, Doris Day, Felipe Monteiro e a Orientadora de Célula do Corredor Ecológico do Rio Pacoti, Gabriela Ramírez. Os trabalhos de campo tiveram apoio do Gestor da APA Serra da Meruoca, o Sr. Francisco Humberto, de integrantes do Condema e moradores locais.