Conpam participa de limpeza no morro Santiago

9 de abril de 2014 - 10:40

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, se engajou ontem, terça-feira, 8/04, na Campanha Educativa – Lixo e Meio Ambiente que ocorreu na comunidade do Morro Santiago, no Bairro Barra do Ceará. A programação constou de palestras sobre o lixo e o meio ambiente, distribuição de materiais de limpeza e folders de educação ambiental do Conpam sobre os temas: manguezais, poluição sonora e do ar. Houve ainda catação de lixo pela equipe ambiental da Regional I e moradores locais.

A orientadora da Apa do Estuário do Rio Ceará, Aline Parente, explica que a área do morro Santiago é de influência do Estuário do Rio Ceará, bem como influencia diretamente na dinâmica da circulação dos sedimentos pelo rio, o que gera impactos sobre as duas margens do estuário e nas praias subsequentes da margem esquerda. Ela considera de fundamental importância a participação e conhecimento do Conpam, para orientar a comunidade sobre os impactos gerados na duna que terminam por chegar de forma direta ou indiretamente na Apa.

altA equipe técnica do Conpam que participou da ação municipal foi composta pelas orientadoras de Unidade de Conservação: Aline Parente (Apa do Estuário do Rio Ceará), Ana Michelle( Apa do Estuário do Rio Mundaú ), Juliana Augusto( Apa da Lagoa de Uruaú) e Cleomar Rebouças ( Parque Estadual das Carnaúbas); De outras instituições estiveram presentes: Marcos Aurélio(especialista ambiental do Preurbis – Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social), Technoacqua, ACFor, Seuma, Emlurb, Ser I, Caritas Fortaleza, Defesa Civil e Agentes de Endemias.