Ipece nivela conhecimentos sobre Programa de Resultados

3 de abril de 2014 - 13:35

Com o objetivo de nivelar conhecimento sobre o Programa de Resultados (Program for Results – PforR), que faz parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará, houve nesta manhã, quinta-feira, 3, uma palestra feita pela coordenadora do programa no Ceará, a técnica do Ipece, Cristina Medeiros destinada a coordenadores e técnicos. O vice-presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Afonso Neto, deu as boas vindas e participou do encontro que ocorreu no auditório do Conpam.

alt

O acompanhamento do Conpam foi apresentado pela coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias. O PforR direciona os esforços dos vários órgãos públicos, utilizando recursos do Banco Mundial- Bird, para um objetivo comum: consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado com a Swap I e II, incorporando a preocupação do Governo do Estado do Ceará com a redução da pobreza, crescimento econômico, sustentabilidde e a gestão pública.

O Conpam se insere em três áreas do PforR: o índice de qualidade da água (baseada na educação ambiental e fiscalização feita por Semace, Cogerh e SRH), coordena o Comitê de Segurança Hídrica e tem a responsabilidade de formular e implementar a Política Estadual de Resíduos Sólidos no Ceará.

altAlém disso, o Conpam aguarda aprovação do Banco Mundial para executar seis projetos: Avaliação do impacto econômico da degradação ambiental; Capacitação para técnicos municipais; Avaliação ambiental estratégica de políticas e programas do estado; Projeto de lei para apoiar mercado de serviços ambientais; Planos de recuperação áreas degradadas (PRAD) por lixões; e a Implementação da coleta seletiva nas três bacias hidrográficas do Salgado, Acaraú e Metropolitano.