Conpam orienta criação de UC em Lavras da Mangabeira

3 de abril de 2014 - 16:10

Lavras da Mangabeira demonstra interesse em preservar a Serra do Boqueirão e a sugestão é criar uma Unidade de Conservação, naquele local de notável beleza cênica. Assim, ocorreu na quinta-feira, 27 de março, uma reunião, para discutir a tramitação legal que o processo exige, no Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam. Na ocasião, a Prefeitura Municipal demonstrou interesse em apoiar ações de preservação da área.

O Boqueirão de Lavras, como é conhecido no município, constitui um patrimônio ambiental, histórico e cultural para a população local em virtude dos atributos bióticos e abióticos da área, relatos históricos e lendas sobre a existência de um carneiro encantado de ouro, baixelas de prata, e sala de luxo atapetada existentes no interior da gruta existente no Boqueirão, sendo também tema de poemas e alguns livros de autores locais.

A reunião ocorreu com a Secretária de Meio Ambiente Cecília Gonçalves, o Secretário Adjunto José Neto, o Prefeito Gustavo Augusto Lima Bisneto, juntamente com os Gestores Ambientais Doris Santos e Felipe Monteiro da Célula da Conservação da Diversidade Biológica da Coordenadoria da Biodiversidade (Cedib/Cobio).

No dia seguinte, dia 28/03 pela manhã a equipe do Conpam participou do evento “Nossa História Passa pela Sua – Preservação do Patrimônio Histórico do Ceará”, realizado pela Secretaria de Cultura de Lavras da Mangabeira, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (Caomace/MP-CE) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan). Na parte da tarde houve visitação ao Boqueirão, à Casa de Câmara e Cadeia, à Casa de Fideralina Augusto Lima e à Estação Férrea.