Trote Verde-Cidadania faz parte de concurso nacional

1 de abril de 2014 - 10:47

O Trote Verde-Cidadania concorre ao melhor Trote Cidadania do país do ano de 2014. O projeto Socioambiental do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária – CAEAMBS e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE – campus de Quixadá teve o apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, através da orientadora de Célula do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Luzilene Saboia da Coordenadoria da Biodiversidade – Cobio. As atividades ocorreram nos dias 25 e 26 de março.

No primeiro dia, foi apresentado o projeto pelo Jorge Alisson Oliveira Cunha, bolsista de Iniciação Científica do PIBIC-IFCE e Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFCE-Campus Quixadá, em seguinda os alunos assistiram uma palestra com o Prof. Lucas da Silva, coordenador Institucional do Profuncionário/IFCE sobre o Bioma Caatinga, na qual os alunos novatos receberam cartilhas do Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental – COEAS, em seguida foi feita uma visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN “ Fazenda Não Me Deixes”, propriedade da família da escritora Rachel de Queiroz.

alt

No segundo dia, foi realizada uma intervenção urbana, com distribuição de mudas, panfletos e adesivos educativos para carros, sacolas veiculares e plantio de mudas na Praça José de Barros, em substituição ao nim, Azadirachta indica uma planta do sudoeste da Ásia, sendo considerada uma planta exótica.

O Trote Cidadania do Centro Acadêmico de Engenharia e Sanitária e IFCE-campus Quixadá foi uma iniciativa de chamar a atenção ao novos alunos (calouros) em uma demonstração de respeito como pessoas e futuros profissionais no mercado de trabalho e além de mostrar a problemática com relação as questões e consciência ambiental. Luzilene disse que  foi gratificante ver a organização do evento, comportamento, disciplina e o trabalho de equipe dos novos alunos.

alt