Projeto Mata Branca, do Conpam, recebe Prêmio Mandacaru

1 de abril de 2014 - 13:00

O Conselho e Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, com o Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e Ceará – Mata Branca, recebeu Prêmio Mandacaru, no último dia 28. O conselho venceu na categoria Gestão Inovadora. O prêmio está dividido em quatro categorias: Experimentação no Campo, Práticas Inovadoras, Pesquisa Aplicada e Gestão Inovadora. A cerimônia de premiação ocorreu na sede Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), em Brasília.

O Projeto Mata Branca, do Conpam, se enquadra nesses pilares que buscam a convivência harmônica com o semiárido cearense e consolida tecnologia simples para o manejo sustentável da fauna e flora e da água. O tema proposto foi “Água, Participação e Soberania Alimentar”.

O Conpam foi premiado ainda com R$ 30.000,00. Os recursos serão utilizados no Projeto Mata Branca II – Semente do Trabalho, integrando 10 escolas públicas das regiões dos Inhamuns, Sertão Central, Centro Sul, Litoral Oste/Jaguaribe. Para isso, serão replicados o Viveiro de Mudas e o Banco de Germoplasma de sementes da Caatinga, localizados no município de Tauá.

A premiação é uma iniciativa do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação (Aecid).

Confira os vencedores:

Categoria I – Experimentação no Campo

Associação Comunitária de Garrote (BA)
Associação das Produtoras Rurais de Santa Rita de Cássia (BA)
Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra Baixa Verde (PE)
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Porterinha (MG)

Categoria II – Práticas Inovadoras

Cooperativa de Assitência a Agricultura Familiar e Sustentável do Piemonte (BA)
Organização Potiguar de Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente (RN)
Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI (PB)
Instituto Nordeste e Cidadania – Inec  (CE)

Categoria III – Pesquisa Aplicada