Conpam propõe parceria para estruturar Parque Nacional de Jericoacoara

31 de março de 2014 - 00:00

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes, reafirmou o compromisso do órgão em auxiliar na preservação e estruturação do Parque Nacional de Jericoacoara, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). A declaração foi feita em uma audiência pública que discutiu a gestão do Parque Nacional de Jericoacoara. O debate foi solicitado pelos deputados Antônio Carlos (PT) e João Jaime (DEM) e ocorreu Auditório Murilo Aguiar.

Segundo Bruno Menezes, através de verba da compensação ambiental poderão ser construídas estruturas como sinalização e cercamento: “Como a APA da Lagoa de Jijoca, administrada pelo Conpam, é uma área limítrofe e, por consequência, zona de amortecimento do Parque Nacional de Jericoacoara, nossa ideia é dotá-la de uma estrutura mínima para disciplinar o acesso”, explicou.

alt

Ainda de acordo com o presidente do Conpam, o órgão já enviou ao ICMBio um termo que trata sobre o assunto e está aguardando o posicionamento do instituto.
alt

A audiência pública teve a presença da diretora da criação e manejo de unidades de conservação do ICMBio, Giovanna Palazzi, que abordou a proposta de Parceria Público-Privada (PPP) para administração do Parque Nacional de Jericoacoara.

Houve também participação dos deputados estaduais Eliane Novais, Camilo Santana e Augustinho Moreira, do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, do prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Padre Lindomar, do vereador de Fortaleza, Várner Sousa, do procurador da república da comarca de Sobral, Ricardo Magalhães, da promotora de Justiça Maria do Socorro Costa Brilhante, representantes da comissão de Direito Ambiental da OAB-CE e dos moradores de Jijoca de Jericoacoara.