Apa da Serra de Baturité distribui 1000 mudas

28 de março de 2014 - 13:25

Só entre os municípios que compõem a Apa da Serra de Baturité foram distribuídas pelo Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, nesta semana, mais de mil mudas de plantas nativas. Em concomitância com a Festa Anual das Árvores, no Estado do Ceará, aconteceu a III Semana do Reflorestamento na APA da Serra de Baturité, que visa sensibilizar a população sobre os diversos aspectos da biodiversidade local, a importância de sua preservação, usos, espécies da fauna e flora existentes e ameaçadas e discutir o uso sustentável através de palestras, oficinas, trilhas ecológicas, atividades nas escolas e reflorestamento em áreas degradadas. As ações foram realizada pela Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio).

alt

Foram realizadas oficinas de briquetes (carvão ecológicos) nos municipios de Barreira, Palmacia e Redenção, e também uma palestra sobre agricultura familiar, com agricultores no municipio de Palmacia feita pelas as engenheiras florestais da Semace, Marcela e Jaini. O educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental – Coeas, Sergio Mota ministrou palestra sobre a importância das ávores, para universitários da Unilab e IFCE. Houve trilhas ecológicas e palestra sobre a APA da Serra de Baturité e sua importância, exposição de fotos da fauna e flora do maciço de Baturité na sede do Conpam, no municipio de Mulungu, por toda a semana e o plantio de mudas nas margens da Barragem Tijuquinha no Municipio de Baturité. Foram distribuidas em torno de mil mudas para proprietários de terras e prefeituras dos municipios da Apa.

alt