Coeas se capacita para auxiliar no CAR

24 de março de 2014 - 14:02

Para atender à determinação do presidente do Conpam, Bruno Menezes, que colocou a equipe da Educação Ambiental à disposição para auxiliar nos trabalhos do Cadastro Ambiental Rural no estado do Ceará, os técnicos daquela coordenadoria participaram de capacitação ministrada por especialistas do Ministério do Meio Ambiente. O curso aconteceu nos dias 20 e 21 de março, no campus do IFCE Maracanaú, e teve participação dos técnicos Sergio Mota, Ulisses Rolim e Fernando Júnior, além de técnicos da Semace, Ibama e Ematerce.

O Cadastro Ambiental Rural – CAR – é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do país e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. O CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas.

Com a capacitação, a equipe da Coeas prepara-se para atuar em parceria com a Semace nas futuras etapas de implantação do cadastro no Ceará.