Conpam realiza visita técnica na Serra das Vertentes

20 de março de 2014 - 14:00

A Serra das Vertentes, região proposta para criação de uma nova unidade de conservação, recebeu a visita de técnicas do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), entre os dias 11 e 14 de março. A atividade foi realizada pela Coordenadoria de Biodiversidade(COBIO) e Célula de Conservação da Diversidade Biológica (CEDIB). A área da serra abrange os municípios de Itapajé, Tejuçuoca, Apuiarés e Pentecoste. Participaram da ação a coordenadora de biodiversidade, Isabella Matos, a orientadora de diversidade biológica, Socorro Azevedo, a gestora ambiental Doris Day e a orientadora da Estação Ecológica do Pecém, Telma Sampaio.

Na companhia do secretário municipal de infraestrutura de Tejuçuoca, Cezar Forte, foi realizada visita nas localidades Vertentes e Bombas, no dia 11. No segundo dia, ocorreu uma caminhada da Fazenda Bonfim na planície (cerca de 200 m de altitude) até a linha da Serra das Vertentes (650 metros de altitude), para conhecer a flora e fauna da região.

alt

As técnicas do Conpam identificaram presença marcante de uma vegetação de porte arbóreo, bastante densa e diversificada à medida que se aproxima da linha de serra, com espécies como aroeira, barriguda, pau d’arco e embiratanha catingueira.

Após o término dos trabalhos de campo, ocorreu uma reunião em Itapajé. O encontro teve participação da equipe do Conpam, do Prefeito de Itapajé, Ciro Braga, do presidente da Associação Mãe da Lua, Hermann Redies, do Secretário de Agricultura, Agenor Albano, do Assessor Jurídico Francisco Jorge, e do Chefe de Gabinete Ricardo Jorge. O prefeito do município mostrou-se favorável à nova unidade de conservação e garantiu apoio do município às ações inerentes para sua criação.