Tauá inaugura mandala e banco de germoplasma com apoio do Conpam

18 de março de 2014 - 09:40

O município de Tauá inaugura, na manhã desta terça (18), a Mandala Produtiva da Cachoeirinha do Pai do Senhor, no distrito de Barra Nova, e o Banco de Germoplasma de Sementes. As duas ações tiveram apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), por meio do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e Ceará (Mata Branca). A solenidade de inauguração ocorre na Escola Francisca Cavalcante Fialho e terá a presença da Assessora de Projetos Especiais do Conpam, Tereza Farias, e da prefeita do município, Patrícia Aguiar.

A mandala é um sistema de irrigação comunitária baseado em nove canteiros circulares ao redor de uma fonte de água, cujo reservatório fica no centro. Através de um processo modular passa-se a produzir o primeiro círculo. Ao centro permanece a água e uma bomba pequena a bombeia para as linhas. A água pode vir de rios, açudes, poços, e até de carros-pipa. Além de irrigar os canteiros, o tanque pode servir para a criação de peixes e aves aquáticas.

Já o Banco de Germoplasma de Sementes é um local destinado à conservação das espécies da região. Por meio dele, será possível aumentar a longevidade das sementes, que produzirão mudas para o viveiro do município. As espécies podem ser utilizadas para arborização da cidade ou necessidades de moradores e comunidades que realizarem solicitação.