Ação de fiscalização na Apa da lagoa da Jijoca

10 de março de 2014 - 12:23

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam-, a Semace e Prefeitura de Jijoca/Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, se reuniram para avaliar os resultados da campanha de mobilização, sensibilização ambiental e proibição de trafego de veículos na APP da lagoa da Jijoca como também planejar ação compartilhada de fiscalização  e novas estratégias de ação ambiental.

Segundo Inácio Prata, Orientador de Célula do Conpam, foi constatada uma diminuição significativa do trânsito de veículos no entorno da lagoa, porém parte das placas colocadas pela prefeitura de Jijoca já estão arrancadas. Ele diz que os visitantes têm mais resistências a proibição. Os condutores de bugres e caminhonetes estão parcialmente divididos e pedem mais fiscalização e uma sinalização em toda área da Apa. Sinalização essa que o Conpam já está providenciando. Foi solicitada pelas associações de guias e condutores de transportes de turismo uma regulamentação de trilha para as lagoas. Trilha essa melhorada, mais larga e mais segura com sinalização. “Essa demanda já vamos articular essa semana com as prefeituras de Cruz e Jijoca”, ressalta Inácio.

Fiscalização

alt

Na sexta-feira, 7 e sábado 8, ocorreram fiscalizações e monitoramento na APA da lagoa da Jijoca com algumas abordagens com notificações e aplicadas três multas de veículos trafegando no entorno da lagoa. Equipamentos turísticos também foram notificados por irregularidades(03 notificações por intervenções sem licenciamento da Semace). Um curtume clandestino também foi embargado e multado, porém fora da Apa.

Também foram visitados os equipamentos de serviços turísticos, barracas e pousadas e seus responsáveis imediatos receberam orientações de procedimentos ambientais. Inácio destaca a parceria da ação com o Detran e PMTur na vila de Jericoacoara, nas ruas e praia. A população local sempre reclama da ausência do poder municipal na vila de Jericoacoara. O Conpam vai se reunir com a Prefeitura para conversar sobre a sinalização da vila, redutores de velocidade para veículos e também com a Cagece.

*Obs:Parceiros da ação participantes.

BPMTUR com 03 policiais.

BPMA com 02 policiais