Temáticas técnico-ambientais em curso no Conpam

25 de fevereiro de 2014 - 13:05

Temáticas Técnico-Ambientais são abordadas em curso ministrado pelos servidores do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente(Conpam), Ulisses Rolim e Sérgio Mota para gestores ambientais do próprio órgão e mais convidados do município de Guaiuba. O próximo será aplicado em Santana do Acaraú atendendo também Massapê e Senador Sá.

O primeiro tópico abordado foi Licenciamento ambiental, no período da manhã,  e Áreas Verdes, à tarde, e nos dois outros dias o tempo será dividido entre Agrotóxico, Unidades de Conservação e Resíduos sólidos. Amanhã, as aulas serão no auditório da Semace e na quinta, voltam ao Conpam.

A grande lição é fazer as coisas baseadas na lei, adverte Ulisses, que vê a temática do meio ambiente relacionada com o gerenciamento de conflitos. “ Se o órgão de meio ambiente fiscaliza, desagrada a uns; se não fiscaliza, desagrada o a outros, então ao se trabalhar respeitando as hierarquias e na base legal, fica mais fácil”, saliente o gestor ambiental que é lotado na Coordenadoria de Educação Ambiental.

Sérgio Mota abordou as áreas verdes e sua importância para à vida no planeta.  Explicou o porquê da necessidade de existir áreas de preservação permanente, e  citou um detalhe que pouca gente sabe: No Nordeste, 20% da vegetação nativa deve ser mantida na propriedade rural como reserva legal, independente do tamanho do imóvel.