Mata Branca auxilia ações de gestão em parque municipal de Tauá

17 de fevereiro de 2014 - 13:30

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através do projeto Mata Branca, realizou ações para otimizar a gestão do Parque Municipal Natural Themístocles Lins Fialho, em Tauá. Foram feitas a revisão do Decreto de Criação, demarcação da poligonal, criação do Conselho gestor, termo de Referencia(TDR) para a elaboração do Plano de Manejo, além de ações que viabilizaram a sinalização da unidade de conservação com placas educativas.

À exemplo do ocorreu com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas e o Monumento Natural Cavaleiros da Esperança, em Crateús, o projeto Mata Branca, também adquiriu motos, para apoiar as equipes locais, na fiscalização e monitoramento das referidas Unidades, no bioma Caatinga. Os recursos empregados vieram do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e Banco Mundial.

O Parque Municipal Natural Themístocles Lins Fialho possui 261,46 hectares (ha), com espécies exclusivas da Caatinga. As ações foram realizadas pela Assessoria de Projetos Especiais (Aspe) com apoio da Prefeitura Municipal de Tauá, representada pela secretaria municipal de meio ambiente (Supermata) e do gestor da unidade, Marcos Vieira.