Monitoramento aéreo é feito na Apa das Dunas do Paracuru

14 de fevereiro de 2014 - 09:50

No último dia 06, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) realizou vistoria técnica para monitoramento da dinâmica eólica do campo de Dunas de Paracuru e sobrevoo no Estuário do Rio Curu. A atividade teve participação das orientadoras das Áreas de Proteção Ambiental (Apa’s) das Dunas do Paracuru, Sinhá Evangelista, do Estuário do Rio Curu, Tereza Emanuelle, das Dunas da Lagoinha, Cátia Hiel, e do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Luzilene Saboia. Também participou do sobrevoo, o aluno do Curso de Mestrado em Geografia da UECE, Mailton Nogueira que realiza pesquisa na Apa das Dunas de Paracuru.

alt

O campo de dunas móveis de Paracuru apresenta uma forte dinâmica eólica que, associada a topografia relativamente plana e a elevada quantidade de sedimentos, faz com que apresente elevado grau de transporte sedimentar. Dessa forma, o avanço das dunas móveis em direção a sede da cidade de Paracuru é uma preocupação para os moradores dessas áreas.

Dessa forma, o monitoramento do campo de dunas auxilia a equipe técnica na indicação de medidas mitigadoras para problemas como soterramento de residências, vias de acesso, áreas de produção agrícola, cursos hídricos e lagoas costeiras.