Arena Castelão oficializa gerenciamento de resíduos sólidos até 2015

4 de fevereiro de 2014 - 13:35

Nesta manhã, terça (4), o Ceará deu um importante passo na sustentabilidade. Na ocasião, a Arena Castelão teve oficializado o Termo de Cooperação entre entes públicos e privados para o gerenciamento dos resíduos sólidos do estádio pela Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) foi o órgão responsável pela articulação da parceria. Também na oportunidade, foi apresentado o certificado internacional LEED, conquistado pela arena por conta das ações sustentáveis durante a obra de modernização.

alt

O presidente do Conpam, Bruno Menezes, destacou a importância do ano de 2014 para a gestão dos resíduos sólidos. “Esse ano teremos a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse termo vem ao encontro daquilo que pensamos ser o mais adequado para a sustentabilidade no Estado”, ressaltou.

Já o secretário especial da Copa, Ferrúccio Feitosa, ressaltou os resultados positivos que a parceria traz ao Estado e o legado que deixa. “Nós estamos muito felizes por firmar esse compromisso com a Rede de Catadores. Isso prova que órgãos públicos e privados têm condição de trabalhar de forma integrada a fim de melhorar a vida da população através de ações sustentáveis”, disse.

alt
Com a assinatura do documento fica garantida, até o fim de 2015, a coleta, a separação e a destinação dos resíduos sólidos provenientes dos eventos na Arena Castelão (jogos e shows) para a rede de catadores cearense. A medida beneficia 400 famílias de catadores de 17 entidades. As ações já se desenrolam desde junho do ano passado, iniciadas durante a Copa das Confederações, em caráter experimental, mas serão oficializadas a partir desta terça-feira.

Também visando a Copa do Mundo, Fortaleza, como cidade-sede, produzirá o Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa. O Conpam é responsável pela coordenação da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do evento.

alt
Além do presidente do Conpam e do secretário especial da Copa, participaram do evento: o gerente de engenharia da Arena Castelão, Raphael Mesquisa; a representante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana, Charliany Bezerra de Morais; a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Maria Águeda Pontes Caminha Muniz; e a coordenadora de Serviços Públicos e Meio Ambiente da Secopa, Rebeca Oliveira.

Com informações da Secopa