Manhã de plantio de mudas nativas na APA do rio Pacoti

29 de janeiro de 2014 - 14:37

A planta indiana neem foi retirada do pátio do Labomar, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Pacoti, e em seu lugar foi plantado um Jucá, ou Caesalpina ferrea, também chamada de pau-ferro, que abunda a flora cearense. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- Conpam cedeu 50 mudas oriundas do Parque Botânico do Ceará, de várias espécies nativas, para a substituição das exóticas invasoras existentes no local.

Foi a manhã desta quarta-feira, 29, de plantio orientado pelo biólogo Carlos Henrique e a gestora do parque Botânico, Tarciana Caracas, a orientadora da Apa, Amanda Benevides, a coordenadora do Cobio, Isabella Matos, cuja ação foi conferida pelo vice-presidente do Conpam, Afonso Cordeiro Torquato Neto e o professor Alberto Jorge Pinto Nunes, coordenador da Ceac-Centro de Estudos em Aquicultura Costeira, do Labomar. Eles plantaram as duas primeiras mudas e explicaram que a troca das árvores será alternada, vez que algumas plantas exóticas já estão dando o sombreamento tão necessário ao prédio. O espaço árido do pátio, em terra e brita, ganhou o verde do angico preto, do Gonçalo-Alves, da azeitona, aroeira, cumaru, timbaúba e araticum.

alt

Segundo o vice, Afonso Neto, há todo interesse do órgão de meio ambiente em firmar parcerias, somando esforços para a preservação do ecossistema da Apa, mediante a execução de projetos em conjunto, tais como os de educação ambiental, de repovoamento de espécies marinhas e reprodução de peixes ornamentais. Há inclusive um projeto no Conpam, que está para ser licitado, que será desenvolvido na Apa do rio Pacoti, trata sobre o refúgio da vida silvestre.

A Apa do rio Pacoti está localizada em parte dos municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz e tem por objetivo proteger importantes ambientes costeiros, dentre eles o estuário do rio Pacoti, verdadeiro berçário natural de espécies as mais variadas, desde peixes, crustáceos até cavalos-marinhos.

A recomposição vegetal na APA do rio Pacoti atende a um dos objetivos da Lei º 9985/2000 (SNUC), que consiste em proteger e restaurar os ecossistemas presentes nas unidades de conservação.

alt