Conpam integra juri do Prêmio FIEC de Desempenho Ambiental

28 de janeiro de 2014 - 09:20

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza a 10ª edição do Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental, no próximo dia 10 de março. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) integra a comissão julgadora da comenda.

O objetivo é premiar empresas industriais, filiadas aos sindicatos ligados à FIEC, que tenham se destacado na conservação do meio ambiente e implementado atividades que resultem na melhoria da qualidade ambiental, de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável e de modo a servirem de modelo para outras indústrias.

Na edição deste ano, catorze empresas que atuam no Ceará concorrem nas modalidades de Produção Mais Limpa (Cerâmica Torres Ltda., Cerâmica e Agropecuária Assunção Ltda., Esmaltec, Alpha Metalúrgica, Cogerh), Reuso de Água (TB Transportes Rodoviários Ltda. e Sucos Jandaia), Educação Ambiental (Coelce, Ecoletas Ambiental, Makro Engenharia, Cerâmica Crato e Alpha Metalúrgica) e Integração com a Sociedade (M. Dias Branco –Fábrica Fortaleza, Gram Eollic e Cerâmica Porto Alegre).

As vencedoras de cada modalidade receberão troféu e diploma alusivos ao prêmio. As que participarem do concurso, mesmo não tendo sido selecionadas, receberão diploma.

A avaliação levará em conta os critérios de: utilização de tecnologia adequada, que garanta o controle da poluição; Sistema de Gestão Ambiental (SGA); integração com entidades ambientais e comunidade de entorno; contribuição para a melhoria do ecossistema e proteção da biodiversidade; desenvolvimento adequado no tratamento de resíduos gerados no processo produtivo da empresa; comprovação da aceitação do produto final, a partir da melhoria ambiental; modelo para outras empresas, tendo como base os processos ambientais desenvolvidos; e originalidade ou medida que seja inovadora.

Além do Conpam, a comissão julgadora é formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Semam), Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, Núcleo de Tecnologias Limpas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) e ONG Ambientalista.

Mais informações pelo telefone (85) 3421 5916 / 3421 5923.

Com informações da Fiec