Conpam e Ibama certificam a Brigada Metropolitana

20 de dezembro de 2013 - 13:00

Os 34 membros da Brigada Metropolitana receberam seus certificados em solenidade realizada no Parque do Cocó. O curso foi ofertado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- Conpam em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis -Ibama. Além da certificação, ocorreu ainda o seminário de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais *.

A coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conpam, Maria Dias, explicou que os brigadistas já realizaram atuações de primeiro combate em focos de incêndio que surgiram em dezembro, por exemplo, no Parque Botânico do Ceará. A área de atuação da Brigada Metropolitana é formada pelas Unidades de Conservação do Parque do Cocó, Pecém e Botânico. Podem atender num raio de até 100 quilômetros. Alguns funcionários dessas UCs foram capacitados. A meta estipulada por Bruno Menezes é cobrir todas as Unidades, em 2014 com esse atendimento do Programa Previna.

A Brigada é formada por voluntários. Eles foram treinados para prestar os primeiros socorros, combatendo o foco do fogo evitando assim que se espalhe, e dão reforço aos Bombeiros quando estes chegam na ocorrência. Promovem de maneira ágil, em situações de emergências, as medidas de segurança adequadas para o caso. O entendimento de incêndio florestal é qualquer ação do fogo em vegetação, quer esteja viva ou morta. Elas podem ser de caráter criminoso ou acidental .


Programa

*O Seminário do Previna: Prevenção e Combate a Incêndios Florestais apresentous os resultados de 2013 do Previna. Na ocasião, a Funceme abordou o Monitoramento de Focos de Calor. Pelo Prevfogo, Kurtis Françoise Bastos apresentou o número de queimadas detectadas.