Conpam financia melhorias em UC’s de Tauá e Crateús

17 de dezembro de 2013 - 10:20

Crateús e Tauá melhoraram sinalização, receberam equipamentos e implantaram educação ambiental em suas unidades de conservação municipais. O financiamento foi concedido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), por meio do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga (Mata Branca). As ações foram realizadas nos meses de novembro e dezembro.

A coordenadora do Mata Branca no Ceará, Tereza Farias ressaltou a relevância destas ações. “Investir nas unidades de conservação possibilita dar visibilidade e ao mesmo tempo integra a população local e de municípios vizinhos a valorizar nossas riquezas ambientais, culturais e de turismo, com sustentabilidade, disse.

Entre os equipamentos entregues às cidades estão motos, câmeras, notebooks e armadilhas. Além do Conpam, auxiliaram nos trabalhos as Prefeituras Municipais de Crateús e Tauá e a Associação Caatinga.

alt

Em Crateús, foram contemplados o Monumento Natural Cavaleiros da Esperança e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas. Segundo o secretário de Meio Ambiente da cidade, Wanderley Marques, a parceria do Conpam, através do Mata Branca, e Associação Caatinga, trouxe contribuições positivas. “A implementação do projeto Caatinga Vai a escola, por exemplo, deu suporte técnico e operacional para promoção de atividades educativas com vivências práticas, integrando a comunidade escolar à vivencia da gestão ambiental em Unidades de Conservação”, destacou.

Em Tauá, a unidade de conservação contemplada foi o Parque Municipal Temístocles Lins Fialho. Segundo a Superintendência de Meio Ambiente de Tauá (Supermata), o poder público municipal está finalizando a instalação das placas.