UC’s recebem ações da Campanha de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas

16 de dezembro de 2013 - 14:13

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam – nos meses de Novembro e Dezembro realiza ações de limpeza, em locais que possuem recursos hídricos, com o objetivo de conscientizar a população para preservar, não jogando lixo nas praias, rios, lagos e lagoas. Nesse ano, a prioridade das ações ficou nas Unidades de Conservação estaduais, pois são áreas de extrema relevância para a manutenção do equilíbrio ambiental do nosso estado. “A água é essencial a vida, por isso devemos deixar de poluir nossos recursos hídricos que são tão escassos”, destaca o presidente do Conpam, Bruno Menezes.

Ações no Estuário do Rio Mundaú

altA programação na Área de Proteção Ambiental (APA) no Estuário do Rio Mundaú começou em novembro com o curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental, ministrado pelo Gestor Ambiental do Conpam, Milton Alves, entre os dias 05 e 07. Participaram 25 alunos de escolas da região, professores, donas de casa e representantes do poder público local. A orientadora da APA, Ana Michelle Silva finalizou a atividade com uma palestra sobre a unidade de conservação.

Já em dezembro, ocorreu a limpeza do Riacho do Livramento, afluente do Rio Trairi, no  dia 03. A ação teve participação de 20 integrantes do Grupo de Escoteiros do Trairi  (GETRA). Aproveitando a ocasião, foi realizada a IV Reunião do Conselho Gestor da APA do Estuário do Rio Mundaú, com visita técnica dos membros deste conselho à Central Eólica Mundaú da Empresa Eólica Trairi / Tractebel Energia, instalado no limite da unidade de conservação. Os membros do conselho assistiram palestra do engenheiro Sanitarista e Ambiental da empresa, João Wendel. Esta ação visava a obtenção de mais informações acerca dos empreendimentos que estão próximas à APA.

Foi realizado também um encontro no dia 05/12 com diretores das 44 escolas de Trairi para entrega dos livros “Multiplicadores em Educação Ambiental” e o “Programa de Educação Ambiental do Estado do Ceará”.

Uruaú na Campanha

A Campanha Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas no município de Beberibe, Ceará foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro, na praia de Uruaú, localizada nos limites da Área de Proteção Ambiental da Lagoa do Uruaú. Foram distribuídos camisas e bonés.

alt
A programação incluiu palestras sobre Resíduos Sólidos, ministrada por Deborah Freire – setor de Educação Ambiental, na Escola Municipal Raimunda Carneiro e limpeza simbólica na praia com a participação das Secretarias do Meio Ambiente e Turismo, a presença do vereador Joaquim, parceria da prefeitura de Beberibe e apoio das Orientadoras de célula Elisa Fontenele, Aline Parente e Ivaneide Façanha.

Paracuru também na Campanha

alt

Paracuru também participou da Campanha Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas. Ocorreu de 2 a 4 de dezembro. Na abertura houve palestra feita do gestor Ambiental do Ibama – Rômulo George de Sales e Silveira. O evento aconteceu no Salão Paroquial e teve como participantes os alunos da Escolas Municipais do Riacho Doce, Pompílio Ciríaco, Antonio Sales, Pe. João da Rocha e Professora Diná. No período da tarde a palestra aconteceu na sede do Instituto de Capacitação da Família-INCAF , com os alunos do “Projeto Essa é nossa praia”e alunos do Jovens Bombeiros Voluntários. Houve a participação de 100 alunos, aproximadamente.

Na terça-feira, 03/12, foi realizada a ação de limpeza envolvendo s seguiintes localidades: praia da Munguba, Lagoa Grande, Riacho Boca do Poço e Estuário do rio Curu. Nesta ação participaram em torno de 80 alunos das escolas e projetos.

No dia seguinte, a ação de limpeza aconteceu na Lagoa do Cumbe, esta situada na localidade do Cumbe, Zona Rural de Paracuru. Nesta participaram alunos da Escola Vicente Ciríaco da Costa, situada na comunidade de Fleicheiras e alunos da ONG Força-Flor. Neste dia participaram em torno de 35 alunos.

Limpeza ainda nas APA’s da Lagoinha e Rio Curu

Entre os dias 27 e 30/11, o Conpam realizou ações de educação ambiental relacionados ao tema nas Áreas de Proteção (APA’s) das Dunas da Lagoinha e do Estuário do Rio Curu. O projeto teve palestras e oficinas ministradas na Escola Estadual de Educação Profissional Flávio Gomes Granjeiro e Escolas Municipal Francisco Batista de Azevedo localizada no distrito das Camboas em Paraipaba.

Na ocasião, a orientadora de Célula da APA das Dunas da Lagoinha, Cátia Riehl, ministrou a palestra: “Sustentabilidade: O que eu tenho haver com isso?” – que visava sensibilizar alunos das turmas de agroindústria, turismo e fruticultura da Escola de Estadual de Educação Profissional Flávio Gomes Granjeiro sobre o consumismo na sociedade.