Iniciam atividades do convênio Arranjo Produtivo da Carnaúba

11 de dezembro de 2013 - 15:00

Nos dias 05 e 06/12, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e a Associação Cultural dos Artesãos, Artistas e Produtores Rurais de Jaguaruana (ACAAP) iniciaram as atividades do convênio firmado para fortalecer o processo produtivo da carnaúba na região – o Arranjo Produtivo Local (APL) da Carnaúba. Na ocasião, foram realizadas reuniões técnicas com famílias da região para identificar o potencial econômico. A técnica Renata Aline Bezerra representou o órgão.

De acordo com o presidente do Conpam, Bruno Menezes, a ação ajuda a promover integração em prol do desenvolvimento. “Essa iniciativa envolve setores governamentais, industrial e proprietários, sindicatos e atores sociais comprometidos com o desenvolvimento sustentável em âmbito regional. Dessa forma, será possível juntar em um mesmo grupo todos os envolvidos em fins de cultivo, exploração e comercialização de produtos e subprodutos oriundos da Carnaúba”, explica.

alt

A assessora de Projetos Especiais do Conpam, Tereza Farias, destaca também o combate à desertificação. “Além de potencializar recursos para otimizar os projetos financiados pelo MMA e Fundo Socioambiental da Caixa Econômica, o arranjo promove o uso sustentável da carnaúba através das vertentes ambiental, cultural e socioeconômica”, destaca.

Entre as metas do convênio entre Conpam e ACAAP estão o georreferenciamento dos carnaubais, estudos técnicos e de viabilidade econômica, capacitação, além da implantação de minifábricas de produtos para fins artesanais e demais subprodutos. Cabe ainda ao Conpam, a execução do Plano de Manejo Florestal de Uso Múltiplo em assentamos rurais e de eficiência energética.

O APL da Carnaúba

A proposta de elaboração do APL da Carnaúba teve inicio em 2013, por meio de uma ação integrada com o Comitê estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga -Ce em parceria com a Câmara Setorial da Carnaúba da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Além do componente econômico, a árvore é símbolo do Estado do Ceará e possibilita o trabalho de forma intersetorial das áreas culturais, turísticas, ambientais e principalmente a inclusão social.