CapCopa discutirá meio ambiente em reunião

10 de dezembro de 2013 - 16:58

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes, propôs uma reunião para discutir meio ambiente ao Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Copa 2014 (CapCopa). O pedido foi feito durante a 10ª reunião do colegiado, nesta terça (10), na Assembleia Legislativa do Ceará. Ainda na ocasião, o secretário Especial da Copa do Estado, Ferruccio Feitosa, e o secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura de Fortaleza, José Roberto de Resende, abordaram as obras de responsabilidade de Estado e município para o evento.

A inclusão do meio ambiente entre as áreas prioritárias para a Copa 2014 foi defendida pelo presidente do Conpam. “Diante da magnitude de um evento como esse, é preciso que estejamos atentos tanto para temas como medidas mitigatórias e de compensação para emissão de carbono, preservação do meio ambiente e exploração sustentável das unidades de conservação no turismo”, explicou.

Quanto à exploração turística das unidades de conservação, Bruno Menezes destacou medidas do Governo Federal que devem ser expandidas para a esfera estadual. “O Ministério do Meio Ambiente vai incentivas 16 unidades de conservação em todo o país para o turismo. Aqui no Ceará, tivemos os Parques Nacionais de Jericoacoara e Ubajara contemplados. Nossa ideia é estender isso para sete unidades de conservação estaduais”, explicou.

Sobre o CapCopa

Os encontros do CapCopa debatem obras, projetos e licitações que envolvem a realização da Copa de 2014 em Fortaleza, com o objetivo de fiscalizar o andamento desses trabalhos e otimizar a troca de informações, garantindo a melhor infraestrutura para a competição e promovendo o encontro das instituições públicas e privadas envolvidas com o projeto da Copa Mundial de Futebol.

Entre os órgãos competentes do Comitê estão a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Associação Cearense de Imprensa (ACI); Caixa Econômica Federal; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Câmara Municipal de Fortaleza; Central Única das Favelas de Fortaleza (Cufa); Companhia Docas do Ceará; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea); Coordenadoria da Bancada do Ceará na Câmara dos Deputados; Coordenadoria de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de Fortaleza; dentre outros.

Com Assembléia Legislativa