Apa da Lagoa de Jijoca realiza Campanha de Limpeza

2 de dezembro de 2013 - 11:50

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) promoveu, no último final de semana, de 29/11 a 01/12, atividades referentes à Campanha Nacional de Limpeza de Praia, Rios, Lagos e Lagoas em três pontos estratégicos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca. A atividade teve participação de 112 pessoas entre voluntários e representantes do poder público. A ação foi conduzida pelas Coordenadorias de Biodiversidade (Cobio) e de Educação Ambiental (Coeas).

O primeiro local a ser contemplado com a limpeza foi o distrito de Caiçara, no município de Cruz. A ação teve a participação de 55 alunos, além de professores da Escola Municipal João Ladislau de Paulo Magalhães, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e representantes da Associação Escola Família Agrícola do Vale do Acaraú (AEFAVA).

alt

O secretário municipal de Meio Ambiente de Cruz ressaltou a necessidade de manter a lagoa limpa para a manutenção da vida aquática e terrestre. No final da atividade os técnicos do Conpam, Milton Alves (Coeas) e Inácio Prata (Cobio), reforçaram que a manutenção da vida no ecossistema depende da qualidade ambiental e reafirmando a importância da comunidade local na conservação do habitat.

alt

No dia 30/11, a ação correu no município de Jijoca de Jericoacoara, nas margens da Lagoa do Paraíso, com a participação dos técnicos da Secretaria do Turismo e Meio Ambiente voluntários do grupo Ação Universitária Sustentável na Comunidade e da turma N40 do curso de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera de Acaraú. A atividade teve apoio das Pousadas e Restaurantes: Sítio Verde; Paraisus; Recanto do Caranguejo e do estabelecimento Casas Sales Peças. O evento contou com cerca de 28 pessoas que fizeram limpeza em dois pontos críticos do manancial. Foram recolhidos vários resíduos, dentre eles, embalagens plásticas, garrafas pets, latinhas de alumínio e vidros.

Já no domingo (01), na praia de Jericoacoara, foi feito o percurso seguindo da Praia da Malhada até a Duna Pôr do Sol. A ação teve participação da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e Secretaria de Educação do município de Jijoca de Jericoacoara e apoio das pousadas: Baobá e Vila Kalango; do restaurante lagosteiro e mercantil tem de tudo; ICMBio; Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Cagece. O evento contou com o total de 30 pessoas, incluindo, voluntários, estudantes e professores da escola municipal Nossa Senhora da Consolação.

alt

Durante os três dias de evento foram distribuídos kits de camisa e boné, em Caiçara foram doadas mudas frutíferas para escola participante. A limpeza foi a última ação articulada pela Orientadora de Célula da APA da Lagoa de Jijoca Luzilene Saboia, e contou também com a participando da nova equipe de gestão da referida unidade de conservação, Inácio Prata, Orientador de Célula, Vânisse Borges, Técnica Administrativa e do atual técnico de atendimento, José Maria (Zezé).

Reunião no Parque Nacional de Jericoacoara

Os representantes do Conpam participaram também da reunião do Conselho de Consultivo do Parque Nacional de Jericoacoara (Conparna). A pauta principal foi a apresentação preliminar dos estudos para elaboração de editais de concessão à iniciativa privada de operação de serviços e infraestrutura no PARNA de Jericoacoara. Os estudos foram feito pela empresa IDOM

A intenção é que os resultados subsidiem a elaboração dos editais de concessão, à iniciativa privada, de operação de serviços e infraestruturas no Parque Nacional de Jericoacoara,  na forma de Parcerias Público Privadas (PPP’s).

Na ocasião também foi formado grupo de trabalhos (GT)    dos guias locais de Cruz e Jijoca para a elaboração de oficinas que vão autorizar e regulamentar as atividades destes prestadores de serviços no Parque e no seu entorno, como na área de amortecimento entre a unidade e a APA da Lagoa da Jijoca.

Participaram da reunião o novo gestor da APA da Lagoa da Jijoca, Inácio Prata, a Orientadora de Célula, Luzilene Sabóia e os técnicos Vânisse Borges e Milton Alves. Foi elaborada a agenda das oficinas para janeiro e fevereiro de 2014 e marcada para 21/01/2014 a apresentação oficial do projeto da IDOM.