Passeio no Rio Ceará promove educação ambiental para estudantes

27 de novembro de 2013 - 11:10

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) realizou nesta terça (26) um passeio ecológico de barco no rio Ceará, promovendo a Educação Ambiental de forma interativa e participativa. A atividade faz parte de uma série de eventos do Programa de Limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, que vêm acontecendo em várias Unidades de Conservação geridas pelo Estado.

A ação foi coordenada pela Coordenadorias de Biodiversidades (Cobio) e representantes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará. Segundo a orientadora da APA, Aline Parente, a inserção da Educação Ambiental nestes espaços naturais reforça o sentimento de pertencimento do público, fazendo-os corresponsáveis na manutenção e conservação de áreas protegidas.

A atividade teve participação de 16 alunos de escolas municipais e estaduais, do ensino fundamental e médio e praticantes de esportes no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA).

Antes do passeio, o Gestor Ambiental do Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), Milton Alves, explanou sobre a Educação Ambiental, Sistema Ambiental do Estado do Ceará, poluição nos recursos hídricos e a necessidade de manutenção de espaços protegidos para mitigação do problema.

alt

Também foram discutidas as competências de órgãos ambientais, o papel do Conpam em relação a sua atuação na gestão da APA e sobre a história do Rio Ceará, abordada pelo barqueiro Sr. Alberto, que trabalha com passeios ecológicos há mais de trinta anos.

O passeio teve apoio de professores, do Educador Social Andreisson Quintela do CUCA, das Coordenadoras de Saúde e Educação, Gorrette Feitosa e Germana Sousa e da orientadora de célula do Conpam, Antônia Castro.